sexta-feira, 21 de maio de 2010

Deputado Federal Fernando Marroni destaca vitória diplomática brasileira


Na terça-feira (18) o deputado federal Fernando Marroni ocupou a tribuna da Câmara dos Deputados para fazer uma defesa dos diplomatas brasileiros e, especialmente, da equipe do Ministério das Relações Exteriores encarregada de alinhavar o Acordo de Teerã assinado por Brasil, Irã e Turquia.

“Quando o presidente Luis Inácio Lula da Silva embarcou para Teerã não faltou quem se adiantasse em dizer que fracassaria”, disse o deputado para depois concluir: “Os críticos da política externa do Governo Lula apressaram-se ao comemorar o fracasso da missão brasileira e, alguns, chegaram as raias do absurdo ao declarar que o Brasil estaria sendo manipulado pelo Irã”.

Para Marroni dizer que os diplomatas brasileiros seriam “usados” por Teerã é menosprezar e desrespeitar os quadros do Itamaraty. “Fazer tal alegação é macular o trabalho e o conhecimento de homens e mulheres que dedicam suas vidas a estudar as relações internacionais e fazem isso com grande capacidade”, defendeu.

O acordo firmado entre os presidentes do Brasil e do Irã (foto) com a participação da Turquia prevê que o Irã se compromete a transferir o urânio levemente enriquecido a 3,5%, para a Turquia, recebendo, em troca, o produto enriquecido a 20%, em um prazo de até 12 meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário