sábado, 4 de dezembro de 2010

Marroni chega ao México para COP-16



Além da óbvia preocupação com a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera, durante a 16ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-16) o Brasil terá a missão de convencer lideranças internacionais da importância de investir em matrizes energéticas limpas. Para isso, o deputado Fernando Marroni, integrante da Comissão de Meio Ambiente, desembarcou na quarta-feira (dia 1º) em Cancun, no México, como um dos três integrantes da comitiva que representará a Câmara dos Deputados no evento.

O parlamentar gaúcho acredita que o país chega à convenção em posição privilegiada. “Estamos com o Fundo Clima regulamentado e com os primeiros cinco planos setoriais da Política do Clima para redução das emissões elaborados”, aponta.

A diminuição do desmatamento da Amazônia, alcançando o menor índice das últimas duas décadas, também é citada pelos representantes do Brasil como um fator a ser considerado como exemplo aos países desenvolvidos.

“É a hora de cobrar que outras nações sigam nosso exemplo e se comprometam com o planeta e sua preservação. Esse é o recado da comitiva brasileira”, afirma Marroni.

Com os avanços conquistados pelo Brasil, o objetivo é pressionar para que seja garantido o financiamento público de políticas para a redução das emissões de gás carbônico, conforme acordo firmado na Dinamarca, no ano passado, quando os países ricos se comprometeram em repassar 30 bilhões de dólares para financiar políticas de redução de emissões de gases. A COP-16 se estende até o dia 10 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário